Semana Internacional do Teste

De 20 a 26 de novembro de 2023, vai decorrer a Semana Internacional do Teste. VIH, hepatites B e C, doenças sexualmente transmissíveis e até mesmo alguns cancros: faça o teste!

dépistage du vih

Porquê uma semana internacional do teste?

✓ Relembrar a importância de fazer o teste em prol da sua saúde e da saúde dos outros


✓ Fazer o teste com os seus pares em centros de saúde ou no terreno com toda a confidencialidade e segurança


✓ Interpelar os poderes públicos no sentido de melhorar o acesso à prevenção, ao teste e aos
cuidados.


✓ Promover meios inovadores de prevenção, como o autoteste ou a PrEP.

Fazer o teste constitui uma das etapas mais importantes para acabar com as epidemias. Por exemplo, com um tratamento eficaz, uma pessoa que viva com o VIH já não transmite o vírus!


Seja qual for a infeção, conhecer o seu estatuto, positivo ou negativo, é indispensável para cuidar de si… e dos outros! Como tal, fazer o rastreio é essencial. No entanto, ainda estamos longe do desejado:

O teste comunitário, uma estratégia de prevenção de eficácia comprovada.

As pessoas provenientes das populações mais expostas ao VIH, a hepatites virais e a DST são as que estão em melhor posição para levar os seus pares a fazer o teste. Compreendem as suas necessidades e realidades de vida, propõem um contexto de segurança e sem juízos de valor. Esta iniciativa de saúde comunitária – que a rede da Coalition PLUS defende – inscreve-se em complementaridade do sistema de saúde tradicional. Infelizmente, esta especialização nem sempre é reconhecida pelo seu valor justo. Isso tem de mudar.


43 PAÍSES

56 ASSOCIAÇÕES

Argélia, Angola, Argentina, Bélgica, Benim, Bolívia, Brasil, Burquina Faso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Chade, República Centro- Africana, Colômbia, Comores, Congo, República Democrática do Congo, República Dominicana, Timor, Equador, Guatemala, Guiné, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Líbano, Madagáscar, Malásia, Ilha Maurícia, Mauritânia, Moçambique, Níger, Portugal, Quebeque, Roménia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Togo, Tunísia e Ucrânia.


A Semana Internacional da Despistagem é cofinanciada por :

Logo agence française de développement
Apoiado por uma subvenção de Gilead Science

Obrigado aos nossos parceiros que promoveram a despistagem nas suas plataformas a nível internacional :


#WeGetTested

Siga-nos nas nossas redes sociais:

Facebook / Linkedin / Twitter / Instagram